quarta-feira, 13 de abril de 2011

Corpo Ciborg e o Dispositivo das Novas Tecnologias - Comentários

O desenvolvimento das ciências e das tecnologias tem possibilitado a ocorrência de profundas transformações tecnológicas no corpo humano. Tal desenvolvimento tem provocado uma revolução tecnológica nos hospitais, laboratórios e consultórios médicos, o que nos permite concordar com Homero Alves de Lima (2009) quando ele afirma que cada vez mais, a tecnologia investe no biológico e o biológico invade o mundo das máquinas, chegando a tal ponto de nos questionarmos sobre o que significa mesmo “ser humano”?
Neste Artigo Homero Luís Alves de Lima nos instiga a pensar na idéia da fusão do biológico com o tecnológico que tem invadido nossa cultura, fazendo-nos refletir sobre a nossa convivência diária com ciborgues, uma vez que frequentemente nos deparamos com pessoas que usam órgãos artificiais, têm uma prótese , como um marca passo eletrônico, ou que utilizam sistemas de implante de drogas ou implante de lentes de córneas, dentre outros. Estas pessoas tornam-se figuras familiares em nosso contexto atual.
Segundo ele, a crescente e intensa integração entre componentes biológicos, mecânicos, eletrônicos e digitais, as interações complexas entre o orgânico e o inorgânico, o real e o virtual, o natural e o artificial mostram que as fronteiras metafísicas fixadas pelo humanismo estão gradativamente se desfazendo.
Assim, os dispositivos das novas tecnologias são concebidos como práticas de poder saber que investem o corpo hoje, fazendo circular um dado regime de visibilidade-dizibilidade sobre as relações contemporâneas corpo e tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário