quarta-feira, 13 de abril de 2011

Comentários sobre o artigo Os Percursos do Corpo na Cultura Contemporânea de Malu Fontes

Neste artigo Malu Fontes apresenta e analisa características e conceitos referentes ao corpo canônico, que foi exaustivamente publicizado pelas mídias de massa no final do século XX, contrapondo-o ao corpo dissonante.
O texto faz uma abordagem mais voltada para a corporeidade feminina, situando-nos a partir da década de 80. E nesse contexto, leva-nos à reflexão do quanto é difícil e angustiante ter que conviver com os preconceitos acentuados pela mídia relacionados à cultura corporal, numa sociedade que valoriza e cultua o corpo canônico, sinônimo de beleza, juventude, saúde, sensualidade e boa forma física. Principalmente quando se tem um corpo dissonante em relação à corporeidade canônica vigente, ou seja, quando se é gorda, deficiente física, velha ou negra.
O corpo dissonante é mantido fora da pauta de discursos e imagens da cultura de massa, aparecendo nesse contexto sob a configuração de espetáculo ou denúncia.
Ao analisarmos os percursos do corpo na cultura contemporânea, vale a pena também refletirmos sob o aspecto de que o culto ao corpo tem excedido as questões de gênero, abrangendo o público masculino. E dessa forma, podemos observar que, de modo geral, as pessoas têm submetido seus corpos aos artifícios técnicos, das cirurgias plásticas e próteses visando melhorá-lo, potencializá-lo e canonizá-lo, passando a serem aceitas e incluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário