No livro A Hora da Geração Digital, Don Tapscott traz resultados interessantes sobre estudos referentes ao sistema educacional americano, realizados a partir da opinião de 200 jovens que nasceram na Era Digital, chamados de geração internet. As opiniões desses alunos, que colaboraram com o projeto, através da internet, em suas escolas, contribuíram para uma reflexão acerca do modelo educacional atual, apontando um dos mais profundos problemas da educação de nossos dias. O modelo de educação aplicado aos jovens da geração internet, jovens que cresceram em um ambiente digital e estão vivendo no século XXI, está atrasado uns cem anos, considerando os anseios, expectativas, velocidade da informação, criatividade e agilidade de pensamento dessa geração.
Assistir ao vídeo criado por Michael Wesch, antropólogo cultural da Universidade Estadual de Kansas e ler o capítulo 5 do livro de Tapscott nos fez refletir sobre a necessidade premente de reformulação do nosso sistema educacional, que ainda está pautado em um modelo que serviu para educar a geração da Era Industrial, cujas principais características são um aprendizado de massa, centrado no professor, aulas padronizadas, unidirecionais e aprendizado individualista. Este modelo pode ter sido bom para a economia de produção em massa, mas não funciona mais para os desafios da economia digital, ou para a mente da geração internet, que demanda por uma educação centrada no estudante, com aulas personalizadas, propiciando a descoberta e o aprender a ser a partir de um aprendizado colaborativo.
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