domingo, 5 de dezembro de 2010

Cibercultura

Pensar cibercultura consiste em reconhecer que:
- o crescimento do ciberespaço é resultado de um movimento internacional de jovens ávidos por experimentar, coletivamente, novas formas de comunicação.
- estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação e cabe-nos explorar as potencialidades positivas deste espaço.

Dessa forma, podemos compreender que ciberespaço, também chamado de rede é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores.
E que cibercultura, considerado um neologismo, especifica o conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.

Este livro aborda as implicações culturais do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aqui são abordadas as novas formas artísticas, as transformações na relação com o saber, as questões relativas à educação e a formação, a cidade e a democracia, a manutenção da diversidade da língua e das culturas, os problemas da exclusão e da desigualdade. Tudo isso nos faz entender que as tecnologias são produtos de uma sociedade e de uma cultura.

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