Iniciamos o entendimento sobre a Dimensão Estruturante das Tecnologias,ao analisarmos, criticamente, o uso das tecnologias da informação e comunicação,tomando-as como potencializadoras de novas formas de produção de conhecimento, de construção de redes e de interações sociais e educacionais, compreendendo que as tecnologias, o computador, a internet não são meros instrumetos.
É neste contexto que o Mestre Luiz Felipe Serpa, nos convida a discutir sobre um novo caráter do modo de produção do conhecimento, levantando questões acerca da crise contemporânea do conhecimento científico, que é a crise da própria sociedade moderna. Considerando que a sociedade mudou, que ela não parou no tempo, que as pessoas mudaram e que as coisas que as pessoas fazem são outras.
E ainda nesta perspectiva, Arnaud Lima Júnior nos remete à reflexão sobre o caráter criativo, dinâmico e complexo do conhecimento humano, considerando que este, tem sua gênese na diversidade, no movimento, na instabilidade, na metamorfose, caracterizando-se, fundamentalmente, por um processo criativo, aberto e virtual.
Enfim, podemos compreender que as tecnologias da informação e comunicação, como destaca Pretto, estão possibilitando e influenciando a introdução de diferentes valores, de uma nova razão.
Com relação ao uso das tecnologias na educação, é importante lembrar o que comentou Philippe Perrenoud sobre o novo mundo em que crescem as crianças de hoje, um mundo no qual elas dominam desde muito cedo as novas tecnologias e a escola não pode ignorar o que se passa no mundo.
Por isso, a escola precisa está sempre plugada, antenada, interagindo e dialogando com o que ocorre no mundo, pois o ritmo das informações produzidas, disseminadas em tempo real a nível mundial, assimiladas e permutadas é muito rápido.
Portanto, o ideal seria disponibilizar computadores para professores e alunos na escola, incorporando as TICs às práticas pedagógicas não apenas como ferramentas, como meros auxiliares de um processo educativo que continua sendo imposto ao cotidiano das pessoas que vivem outro movimento histórico. As tecnologias devem ser incorporadas ao processo educacional, promovendo transformações e maior interação entre os sujeitos envolvidos neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário