segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Compreendendo a Ética Hacker

Debater e divulgar a importância da ética hacker no contexto sócio-educacional é algo de extrema relevância para a formação de professores que pretendem contribuir para uma educação que valorize a cooperação o compartilhamento de informações, possibilitando o acesso das pessoas a elas.

Nesta perspectiva, é importante evidenciar a diferença entre hackers e crackers, uma vez que, os primeiros são indivíduos que se dedicam com entusiasmo à programação, para eles o computador é uma diversão e a programação é uma atividade intrinsecamente interessante e lúdica. Para os hackers os problemas encontrados na programação lhes causam curiosidade, tornando-os ávidos por mais conhecimento. Diferenciam-se, em muito, dos crackers, que são indivíduos que destroem sistemas informacionais, por exemplo, produzindo vírus ou roubando informações.

Neste sentido, convém salientar que a ética original dos hackers inclui a crença de que o compartilhamento de informações é um bem positivo e poderoso e que é dever moral dos hackers compartilhar sua técnica produzindo software grátis. Mantendo-se fiéis a essa ética, muitos hackers distribuem a sua criatividade livremente, para que terceiros possam usar, testar e desenvolver. Isso é fato na Rede e o Linux é outro exemplo disso. O Linux e a Wikipédia são demonstrações de iniciativas bem sucedidas de que a motivação para criação de software está no alcance social dessas ações.

Por fim, podemos concluir que o hackerismo é compartilhamento e que a melhor maneira de um hacker lidar com o enorme prazer de vencer um desafio apresentado por uma programação é obter o reconhecimento das pessoas, e ele poder compartilhar a forma como conseguiu vencer aquele desafio. Enfim podemos compreender que a grande contribuição dos hackers tem sido facilitar o acesso do maior números de pessoas às informações, sendo o Software livre o maior exemplo desse movimento.

2 comentários:

  1. Este curso esta desmitificando a questão do hacker e sobre a colaboração do mesmo em relação à tecnologia da informação e da comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão, Juçara.
    Confira:

    http://patymichele.blogspot.com/2010/10/etica-hacker.html

    abçs

    ResponderExcluir